quinta-feira, 10 de abril de 2008

O DIA DA MENTIRA

Uma data que se incorporou ao folclore brasileiro, o 1º de abril, conhecido como o Dia da Mentira ou o Dia dos Bobos, passou a ser motivo de muitas brincadeiras e gozações de norte a sul do país e em várias partes do mundo. Não há uma pessoa que não tenha sido vítima de uma “lorota” ou “gaiatice”, na passagem desta data. Porém, muitos se perguntam como surgiu essa história. Apesar do povo brasileiro ser conhecido por seu espírito gozador e brincalhão, de certo, não foi no Brasil que tudo começou.
Em 1564, reinava na França o monarca Carlos IX, que por uma ordonnance (Decreto), estabeleceu que o ano deveria começar no dia 1º de janeiro, no que, posteriormente, foi seguido por outros países da Europa. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril. No começo, houve muita confusão, já que os meios de comunicação ainda eram incipientes. Naquela época não existia Internet, rádio, televisão, e muito menos o jornal, já que a invenção da imprensa, por Gutenberg, só aconteceria muito tempo depois. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, o que resultou o dia 1º de abril ficar conhecido como o Dia da Mentira, em virtude de várias brincadeiras realizadas com a intenção de provocar hilaridade e riso. Gozadores passaram então a ridicularizar a mudança e a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.
Surgiram, então, as brincadeiras, denominadas pelos franceses de plaisanteries, como a da carta que se mandava por um portador ao destinatário, na qual se lia o seguinte: "Hoje é primeiro de abril. Mande este burro pra onde ele quiser ir". O costume rapidamente se espalhou pelo mundo. Muitas são as brincadeiras realizadas e que se referem ao 1º de abril. Até mesmo eram distribuídas cartas convidando amigos para assistirem ao casamento de pessoas que nem sequer se conheciam, indicando a igreja, o dia e a hora em que seria celebrado o suposto enlace.
Como exemplos de conhecidas brincadeiras, vejamos algumas peças pregadas pela imprensa mundial: 1) "A África do Sul comprou Moçambique por US$ 10 bilhões. O anúncio do negócio fora feito na Organização das Nações Unidas pelo presidente sul-africano Nelson Mandela. Deu no jornal Star, de Johannesburgo; 2) A Rádio Medi, de Tânger, no Marrocos, noticiou que o Brasil não iria participar da Copa do Mundo porque o dinheiro da seleção seria usado na luta contra o incêndio em Roraima; 3) A minúscula república russa Djortostão declarou guerra ao Vaticano. Motivo: arrebatar o título de menor Estado europeu. Para tanto, ele teria doado 6m2 de seu território a uma república vizinha. Isso tudo de acordo com o jornal Moscou Time; 4) Maradona, ex-capitão da seleção argentina de futebol, é o novo técnico da seleção do Vietnã. Deu nos principais jornais vietnamitas; 5) Ao deixar o Senegal, o presidente americano Bill Clinton seria acompanhado de uma comitiva formada pelos primeiros 50 senegaleses que fossem à embaixada para pedir visto de entrada nos EUA. Assim informou o jornal Le Soleil, do Senegal. Centenas de senegaleses acreditaram na mentira e correram para a embaixada americana."
No Brasil a data começou a ser divulgada em Pernambuco, onde circulou “A Mentira”, em 1o de Abril de 1848, que noticiava sobre o falecimento de Dom Pedro II, desmentida no dia seguinte. “A Mentira” saiu pela última vez em 14 de Setembro de 1849, e solicitava aos credores um acerto de contas proposto em um local inexistente, que se realizaria no dia 1º de abril do ano seguinte. A notícia do falecimento de Maurício Fruet, ex-prefeito de Curitiba e ex-deputado federal, na revista ISTO É, São Paulo, nº 1510, edição de 09/09/1998, informava que ele "era considerado o parlamentar mais brincalhão e espirituoso que passara pela Câmara dos Deputados. Um exemplo: convocou uma falsa reunião de todo o secretariado do então governador Roberto Requião no dia 1º de abril de 1990, 15 dias após a posse de Requião. Os Secretários, sem entender nada, passaram toda a madrugada no Palácio Iguaçu. De manhã, Fruet fez chegar a informação de que era um trote do Dia da Mentira."
Recentemente, aqui mesmo em Fortaleza, um conhecido radialista marcou com seus colaboradores uma reunião em uma conhecida pizzaria, no bairro Dionísio Torres, logo após a apresentação de um programa radiofônico. Para a surpresa dos presentes, na hora marcada, chegou um bilhete escrito à mão dizendo: “Dia 1º de Abril, o Dia da Mentira, a pizza fica para amanhã!”, com o que os colaboradores, resignados e decepcionados por terem caído na brincadeira, se despediram e foram jantar em suas próprias residências. A data é pouco conhecida por pessoas que não vivem no ocidente. Apesar de o Dia da Mentira não ocorrer ao mesmo tempo em todo mundo, tudo faz crer que as brincadeiras, originárias das plaisanteries francesas, continuará sempre a existir, graças à eternidade das manifestações folclóricas.

Pega Na Mentira
De:Roberto Carlos - Erasmo Carlos


“Zico tá no Vasco, com Pelé

Minas importou do Rio, a maré
Beijei o beijoqueiro na televisão
Acabou-se a inflação
Barato é o marido da barata
Amazônia preza a sua mata, tá tá tá...
Pega na mentira
Pega na mentira
Corta o rabo dela
Pisa em cima
Bate nela
Pega na mentira...
Já gravei um disco voador
Disse a Castro Alves seu valor
Em Copacabana não tem argentino
Sou mais moço que um menino
Vi Papai Noel numa favela
O Brasil não gosta de novela...
Pega na mentira
Pega na mentira
Corta o rabo dela
Pisa em cima
Bate nela
Pega na mentira...
Sônia Braga é feia, não é boa
Já não morre peixe, na Lagoa
Passa todo mundo no vestibular
O amor vai se acabar
Carnaval agora é um dia só
Sem censura e guaraná em pó, pó pó pó...
Pega na mentira
Pega na mentira
Corta o rabo dela
Pisa em cima
Bate nela
Pega na mentira...”

Nenhum comentário: